sábado, 15 de outubro de 2011

A REALIDADE DA EAD NO BRASIL - Um Trabalho de Aula

O trabalho teve início quando o grupo de cinco estudantes do curso de pós EAD (Educação a Distância) se reuniu para elaborar o roteiro de um vídeo clip que foi desenvolvido no Windows Movie Maker e postado no site do You Tube com o linc (Laboratory Instrument Computer): http://www.youtube.com/watch?v=GQcBNz9YkKM.


Num primeiro encontro foi definido que cada componente gravaria suas pesquisas através de câmeras e ainda mandaria por e-mail o material necessário para o desenvolvimento do refido projeto. De porte do material didático para a conclusão do projeto, troca de idéias pelo endereço eletrônico e ligações telefônicas, houve um segundo e último encontro na sala do laboratório de informática do Polo UNOPAR Veranópolis, RS. Neste encontro ficou definida a ordem dos slides, filmagem, música  e texto utilizados. Onde foi usado um pequeno resumo da EAD no Brasil, em destaque:
No ano de 1994 teve o início a expansão da Internet no ambiente universitário. Foi dois anos depois que surgiu a primeira legislação específica para educação a distância (EaD) no ensino superior. As bases legais para essa modalidade foram estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases na Educação Nacional n°9.394, de 20 de dezembro de 1996, regulamentada pelo decreto n°5.622 de 20 de dezembro de 2005, que revogou os decretos n°2.494 de 10/02/98, e n°2.561 de 27/04/98, com normatização definida na Portaria Ministerial n°4.361 de 2004. No decreto n°5.622 que dita a obrigatoriedade dos momentos presenciais para avaliação, estágios, defesas de trabalhos e conclusão de curso.
E mais (retirado do site Educação):

Classifica os níveis de modalidades educacionais em educação básica, de jovens e adultos, especial, profissional e superior;
Os cursos deverão ter a mesma duração definida para os cursos na modalidade presencial;
Os cursos poderão aceitar transferência e aproveitar estudos realizados em cursos presenciais, da mesma forma que cursos presenciais poderão aproveitar estudos realizados em cursos à distância.
Regulariza o credenciamento de instituições para oferta de cursos e programas na modalidade à distância (básica, de jovens e adultos, especial, profissional e superior).

No Brasil, o MEC intensifica o seu apoio governamental a cursos a distância para nível superior (stricto sensu e latu sensu), entre outras áreas para diversos cursos de graduação, pós graduação, MBA, mestrado e doutorado.

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